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NOTÍCIAS E DICAS
Postado em 09/03/2016
Vilões da Dieta
Saiba quais os principais vilões da Dieta

Erro: Basear sua alimentação em contar calorias.

Ao contrário do que alguns ainda acreditam, dieta não é matemática. Se quer emagrecer é só comer menos e gastar mais, buscar déficit calórico? Quer ganhar massa muscular é só malhar pesado e comer mais? Não, não é simples assim! Seja qual for seu objetivo, não adianta comer pouco ou muito, e sim comer BEM.

O QUE você come é muito mais importante do que QUANTO você come. A QUALIDADE da sua dieta é a prioridade. A dieta deve ser equilibrada em macro e micronutrientes. Comer proteínas de boa qualidade, carboidratos de baixo índice glicêmico, gorduras saudáveis, fibras solúveis e insolúveis, isso tudo distribuído da forma adequada dentro do seu dia, de acordo com sua rotina de treinos e seus objetivos. E que estes alimentos forneçam vitaminas, minerais e fitoquímicos. Isso sim é uma boa estratégia! Preocupe-se com nutrientes e não com valor calórico!

Alimentos diet e light, barrinhas de cereais, biscoitinhos com 100 calorias, gelatina zero, refrigerante zero, passar fome, “fechar a boca”, não é assim que você vai emagrecer.  Coma comida de verdade. E nem vai ganhar massa muscular simplesmente se entupindo de suplementos, proteínas e carboidratos, e esquecendo que existem várias vitaminas e minerais essenciais para uma eficiente síntese protéica.

Pare de contar calorias e busque saúde! A estética é consequência!

Erro: ter medo das gorduras

“Mas castanha é muito calórico...” “Mas abacate é muito gordo...” “Mas ovo aumenta o colesterol...” Ainda escuto muito isso, e realmente o conceito de que alimentos calóricos ou gordurosos não são bons pra dieta ficou na cabeça da população. Mas os estudos e a prática nos mostram que as gorduras não são nocivas, pelo contrário, são essenciais e tem que fazer parte de dietas eficientes e saudáveis.

Os lipídios dão sensação de saciedade, são essenciais para nosso sistema hormonal, para equilíbrio do colesterol, para absorção de vitaminas, não dá para viver sem! E você pode aumentar o consumo de gorduras saudáveis comendo sementes oleaginosas, castanhas, azeite de oliva extra virgem, óleo de coco extra virgem, abacate, ovos, pastas de castanhas, peixes, carnes...

Ao invés de cortar as gorduras da sua alimentação, corte o açúcar, os industrializados, os cereais refinados, o refrigerante, o álcool...

Erro: dietas radicais e restritivas

Aí você passou o ano inteiro engordando e resolveu que quer secar em 1 mês para viajar bem pro verão. Fica difícil. Não tem dieta saudável milagrosa que neutralize imediatamente os efeitos de uma alimentação errada e te deixe com o corpo sarado em 30 dias. Você vai tentar uma dieta radical e restritiva, passar fome, e talvez perca uns quilos assim. Mas perder peso na balança não significa emagrecer com qualidade. Perder peso rápido demais leva a uma perda predominante de água e músculo e nem tanto gordura. Para piorar, depois tem a grande chance de um efeito rebote, e você engorda tudo de novo, ou mais! Quando você faz uma dieta muito hipocalórica, seu metabolismo desacelera, e quando você voltar à alimentação anterior, seu corpo vai reestocar a gordura rapidinho!

Bons resultados vêm com tempo, disciplina e paciência. Comer bem, de forma saudável e equilibrada, e treinar com regularidade deve ser o ano inteiro! Seu metabolismo não tem calendário. E não deve ser visto como sacrifício. Busque mudar seus hábitos, ao invés de seguir dietas radicais por curtos períodos.

Erro: fazer dieta só durante a semana

Adianta seguir dieta de segunda a sexta e enfiar o pé na jaca sábado e domingo? Isso é tão comum e tão errado! Para começar, quem disse que seu corpo sabe se é sábado ou terça-feira? Você acha que ele vai se comportar diferente? Não. Seu metabolismo é o mesmo todos os dias! Você tem que estimulá-lo bem a semana inteira, o ano inteiro! Não adianta comer bem 5 dias e 2 dias de qualquer jeito.

Quem come certinho durante a semana, e passa o fim-de-semana se “permitindo” comer doces, beber álcool, se entupir de petiscos e atacar fast foods, sempre acaba voltando pra estaca zero na segunda-feira, tem que começar tudo de novo, e normalmente se sentindo sem energia e com mal-estar para começar a semana.

Se seu objetivo é ganhar massa muscular, e você chega no fim-de-semana toma cerveja e pula suas refeições, com certeza você estará indo contra todo seu trabalho para fazer anabolismo muscular. Acaba dando sempre um passo pra trás. Quando você quer perder gordura, e se empanturra sábado e domingo com bombas de carboidratos de alto índice glicêmico, você vai estocar estes excessos como gordura e depois passar a semana correndo atrás do prejuízo. E desta forma ninguém evolui. Essa idéia de “dia do lixo”, se feito de forma exagerada, pode levar a desequilíbrio da insulina, desequilíbrio hormonal, confunde sua sensação de saciedade e acaba te deseducando da sua rotina alimentar.

Portanto, o que recomendo, se você quer atingir seus melhores resultados: siga sua dieta 7 dias por semana. E escolha uma refeição off (cheat meal), para comer algo diferente e matar sua vontade, não precisa ser um dia inteiro!
Fonte: http://www.revistagrip.com.br/artigos/nutricao/92-viloes-dieta.html

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